Com a necessidade de compartimentação vertical em edificações diante seu risco e altura, evitar que o fogo, fumaça ou gases provenientes de incêndios passem de um pavimento para o outro, é extremamente importante. Uma das soluções para evitar este alastramento de fogo, é a selagem das fachadas, que possibilita uma distância antichama maior e mais segura entre os pavimentos.
A Selagem de fachadas é desenvolvida com um conjunto de materiais corta-fogo que juntos, contêm o fogo por um período de tempo superior ao necessário para abandono da edificação ou combate ao fogo. Este período de tempo, geralmente é estipulado em projeto, chamado de TRRF (tempo requerido de resistência ao fogo).
A Selagem corta fogo é utilizada para vedar as aberturas entre as lajes e as fachadas ou pele de vidro. Essa proteção passiva pode ser feita com lã de rocha de alta densidade em conjunto à produtos elastoméricos que acompanham a movimentação das fachadas em função das cargas de vento e dilatações térmicas.
Diante das exigências de normativas e órgãos rígidos como o Corpo de Bombeiros, todas as empresas são obrigadas a possuírem sistemas de combate a incêndio e proteção passiva contrafogo. Diante disso, um dos serviços mais contratados é o de selagem corta fogo em fachadas.