Rua Olavo Bilac, 1461, Jardim Sumaré, Ribeirão Preto/SP
16 3235-5974 16 99136-0121
Diferente das estruturas de concreto armado convencionais, as estruturas metálicas
necessitam de uma maior proteção contra a ação de altas temperaturas e, na área de segurança contra incêndios, a proteção às estruturas de uma edificação é extremamente importante. Um dos motivos desta necessidade de proteção, se dá pelo metal ser um material que, ao ser exposto a altas temperaturas sem proteção, têm sua temperatura elevada rapidamente, perdendo suas propriedades estruturais, sendo flambado, consequentemente comprometendo a segurança da edificação.
O metal é um material que quando em altas temperaturas em um primeiro momento gera tensões indesejadas devido a sua expansão térmica e, após aumentar a temperatura, tende a se plastificar, perdendo suas propriedades como elemento estrutural.
Conhecendo este comportamento é que se faz necessária uma proteção contra a ação do fogo, tendo em vista que sua negligência pode acarretar desastres. Uma das soluções para evitar temperaturas excessivas nas estruturas de aço é utilizar um revestimento para proteção térmica. Conforme (Vargas e Silva (2003, p. 42), o material deste revestimento deve apresentar uma baixa massa específica aparente, baixa condutividade térmica, alto calor específico, adequada resistência mecânica, garantia de integridade durante o incêndio e custo compatível.
Os quatro materiais utilizados para proteção térmica do aço mais comuns na construção civil são àqueles com argamassa projetada, fibras projetadas, placas rígidas e a pintura intumescente. A projeção destes materiais é feita através de um jateamento com ar comprimido que lança o material resultando em uma superfície rugosa. Os materiais aplicados não podem ser combustíveis e não devem propagar chamas.
Concluindo a proteção passiva de estruturas metálicas é de extrema importância para permitir que durante um incêndio, a edificação possa ser evacuada a tempo de sua estrutura ser comprometida e que se tenha tempo suficiente para combate ao fogo, antes do colapso. Por se tratar de um item de segurança, é de extrema importância a aplicação desta proteção, com empresas que possuem expertise nesta solução e que possem as devidas certificações.